Você baba enquanto dorme?

Se tem uma coisa desagradável é acordar com o travesseiro todo molhado de saliva. Muitas pessoas babam durante o sono, então, não precisa ter vergonha não.

Mas você sabe por que as pessoas babam?

Durante o dia produzimos em média um litro de saliva, porém, não babamos porque os músculos da boca estão tensionados e em atividade constante e mesmo sem falar ou mastigar eles estão ativos e nesses momentos mantendo a boca fechada. Ao adormecer, esses músculos relaxam e a boca tende a ficar aberta e em determinadas posições, involuntariamente, babamos.

Ainda existem alguns problemas que podem ser responsáveis pela dificuldade em cerrar os lábios, como, por exemplo, a má oclusão dentária, língua de tamanho aumentado, má formação óssea e desvio de septo.

A vantagem da baba é identificar que a pessoa está respirando pela boca durante o sono e isso pode causar alguns problemas como:

Halitose:
Falamos bastante sobre ela em outro artigo que você pode ver aqui: http://www.drubyrajaracastro.com.br/problemas-com-mau-halito

Ronco:
O ronco ocorre quando a passagem de ar fica mais estreita e ao passar pela musculatura, o ar causa vibração da mucosa gerando o barulho do ronco. Que é bem desagradável para quem escuta.

Dificuldade para engolir:
As questões anatômicas envolvidas no ato de dormir de boca aberta também podem interferir na deglutição, podendo causar obstrução mecânica ou incoordenação entre respirar e engolir.

Noites mal dormidas:
Quando respiramos pela boca, muitas vezes não relacionamos a má qualidade do sono que gera falta de disposição, falta de concentração e atenção, ruidos ao mastigar, sono durante o dia, olheiras e outros sintomas.

Apneia do sono:
Veja mais em http://www.drubyrajaracastro.com.br/problemas-com-ronco

Babar é problema? Não! Mas respirar pela boca deve ser resolvido, então, agende uma consulta conosco e faça uma avaliação.