45% das Doenças cardíacas iniciam na cavidade bucal

Você sabia que 45% das doenças cardíacas, como endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo o infarto, iniciam na cavidade bucal? Esse estudo foi realizado InCor (Instituto do Coração), da Universidade de São Paulo (USP).

Portanto, quando falamos em saúde bucal, não estamos restringindo a prevenção de cáries, gengivites ou mau hálito, mas também prevenindo doenças cardíacas.

A atenção com a higiene e saúde bucal deve ir desde a escovação correta, uso de fio dental, até a análise da aparência dos dentes e gengivas.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba incluiu no Portal do Programa Escute o Seu Coração um teste com perguntas sobre o tema onde a cada resposta, o portal disponibiliza informações e orientações ao internauta, apontando se ele está no caminho certo ou se precisa de mais atenção no cuidado bucal.

A ferramenta incentiva o autocuidado e a autoavaliação dos hábitos de escovação, porém não substitui a visita periódica ao dentista, conforme alerta a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, Viviane Gubert. “É importante manter uma rotina de consulta com um profissional, dentro da necessidade de cada caso”, diz.

Por isso, de acordo com Viviane, cuidar da sua boca é, também, cuidar do coração. “A saúde bucal inadequada pode aumentar o risco de aparecimento ou complicações de problemas cardíacos”, afirma.

Segundo ela, a boca tem muitas bactérias e feridas – nas gengivas, céu da boca, língua ou nos dentes – são atalhos para que bactérias nocivas entrem na corrente sanguínea e se instalem em artérias e até mesmo no coração. “Isso pode contribuir para inflamações, favorecendo complicações cardiovasculares”, explica.

Dr. Ubyrajara Castro concorda e orienta seus pacientes a fazerem consultas periódicas para prevenção de problemas com a saúde bucal e consequentemente cardíacos.

Mais informações? Entre em contato conosco pelo telefone, whatsapp ou preencha o formulário de contato.